Se você gosta de pegar a estrada vai se animar com esse roteiro: as praias belíssimas em uma viagem pela Rio-Santos, começando por São Paulo e terminando no Rio de Janeiro (ou vice versa).

A Rio-Santos é um trecho da BR-101, que liga o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.

Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Ilha Bela, Caraguatatuba, Ubatuba, Paraty, Angra dos Reis, Ilha Grande e Rio de Janeiro. Um roteiro de mais de 600 quilômetros em uma das estradas mais lindas do Brasil.

Algumas das praias dessa viagem pela Rio-Santos são consideradas umas das mais lindas do Brasil, como a Praia do Bonete (Ubatuba), Arpoador (Rio de Janeiro), Lopes Mendes (Ilha Grande) e Castelhanos (Ilha Bela).

Então, prepare o protetor solar, a canga e os óculos de sol e pegue essa estrada!

Viagem pela Rio-Santos – Como é a estrada

Viagem pela Rio-Santos

Foto: Aline Rodrigues – Uma Sul Americana

Resumindo: a rodovia é linda!

A partir de Juqueí a estrada fica sinuosa, mas a medida que fica mais difícil, fica também mais bonita. A serra cria mirantes e as paisagens são simplesmente incríveis.

Os morros verdes emoldurando o azul infinito do mar, que se encontra com o azul infinito do céu. Bem poética, sim!

Planejamento da viagem pela Rio-Santos

Não precisa se preocupar com pedágios, porque a maior parte desse roteiro é livre dele, mas tenha uns trocados para não passar apuros. Indicaria uns R$50 (já que a Imigrantes cobra R$25 entre São Paulo e Guarujá).

Postos de gasolina e restaurantes não serão problema. Durante o trajeto, você irá passar por alguns centros urbanos, especialmente no estado de São Paulo, mas em outros momentos você estará isolado na serra.

Sinal verde: sempre aproveite os centros urbanos para encher o tanque e o estômago e para esvaziar a bexiga. Passando Paraty, estoque comida no carro!

Essa viagem linda merece a melhor trilha sonora! Veja aqui nossa playlist com músicas para viajar de carro.

Roteiro de viagem pela Rio-Santos

Viagem pela Rio-Santos - Praia do Puruba - Ubatuba SP

Foto: Aline Rodrigues – Uma Sul Americana – Praia do Puruba – Ubatuba

Vou começar por São Paulo, mas você pode fazer o inverso.

Depois de retirar seu carro na locadora em São Paulo, siga para a Rodovia dos Imigrantes para chegar ao Guarujá, a primeira cidade litorânea dessa viagem.

Depois, siga para Bertioga, seguida pela cidade de São Sebastião, onde você precisará atravessar de balsa para Ilha Bela para conhecer as belíssimas praias.

Siga a Rio-Santos para alcançar Caraguatatuba, que antecede a linda Ubatuba e suas praias e ilhas desertas.

Saindo do limite de São Paulo, você pode passar pela vila de Trindade antes de conhecer o centro histórico de Paraty, já no estado do Rio de Janeiro.

A viagem pela Rio-Santos ainda tem mais surpresas, porque de Paraty, você vai seguir para Angra dos Reis e atravessar (sem o carro) para a paradisíaca Ilha Grande e suas praias surreais.

O Rio de Janeiro irá finalizar sua viagem pelas praias da Rio Santos em grande estilo, com o Cristo, o Pão de Açúcar e as praias urbanas mais lindas do Brasil.

→ Guarujá (SP) – 2 dias

As praias urbanas são bem cheias, mas o Guarujá oferece paraísos desertos como a Prainha Branca ou a Praia do Sangava.

Viagem pela Rio-Santos

Foto: Berenice Kauffmann Abud – Wikimedia Commons

→ Bertioga (SP) – 1 dia

Bertioga também está na lista das praias mais bonitas do Estado de São Paulo. Sua participação de deve às praias de Guaratuba e Riviera de São Lorenzo

Foto: Mauro Guanandi – Flickr Creative Commons

→ São Sebastião (SP) – 2 dias

Aqui você tem duas opções: investir um tempo para conhecer as belíssimas praias ou partir com planos de voltar. Entre as mais lindas praias de São Sebastião estão Praia de Calhetas, Praia Brava, Barra do Una, Maresias, Praia do Camburi e Praia do Camburizinho. Além de Boraceia, Jureia e Juqueí.

File:Praia de Calhetas - panoramio.jpg

Foto: Elvis Boaventura – Creative Commons

→ Ilha Bela (SP) – 4 dias

Depois de atravessar para a ilha, se entregue a algumas das praias mais lindas do Brasil. Não deixe de visitar a Praia de Castelhanos, Praia do Bonete, Praia do Viana e a Praia do Julião.

File:PRAIA DE CASTELHANOS.jpg

Foto: Iuri Bertolini – Creative Commons

→ Caraguatatuba (SP) – 2 dias

Antes de chegar a Ubatuba, conheça algumas praias de Caraguatatuba que também listam como umas das mais lindas de São Paulo, como a Ilha do Tamanduá e Massaguaçu, que atrai golfinhos e baleias com suas águas cristalinas.

File:Belo mar de Massaguaçu - caraguatatuba - sp - panoramio.jpg

Foto: Fernando Druziani – Creative Commons

→ Ubatuba (SP) – 4 dias

Com cerca de cem quilômetros de litoral e 102 praias, Ubatuba vai te fazer querer acabar com o roteiro (mas a Ilha Grande vai te convidar a continuar). Com tantas praias assim, muitas delas são consideradas uma das mais lindas do estado (e do Brasil). Não perca a Praia do Cedro e a Praia do Bonete, que pode ser visitadas através da Trilha das Sete Praias ou por barco. Anote aí também: Praia Brava da Almada, Praia de Puruba, Praia do Prumirim, Ilha do Prumirim, Praia do Português, Itamambuca, Praia do Félix e Ilha das Couves.

Praia do Prumirim – Foto: Aline Rodrigues – Uma Sul Americana

→ Paraty (RJ) – 4 dias

Trindade é uma vila que guarda pequenos paraísos praianos de Paraty, além de uma piscina natural. A Praia do Sono é ideal pra quem quer distância da civilização, porque só é alcançada por trilha ou barco. O Saco do Mamanguá é outro paraíso da linda Paraty. E o Centro Histórico, claro! Com construções do século XIX, ruas de pedra e um charme que ninguém resiste.

→ Angra dos Reis (RJ) – 2 dias

Uma generosa baía, recheada com 365 ilhas. Angra dos Reis vai te apresentar a cenários paradisíacos para curtir praias com águas verdes e cristalinas. O Centro Histórico é um delicioso passeio e indispensável entre um passeio de barco e outro. Entre as praias mais lindas estão a Praia do Dentista, Cataguás e Paquetá.

→ Ilha Grande (RJ) – 5 dias

A partir de Angra dos Reis, alcance a lindíssima Ilha Grande, um dos destinos mais lindos do Brasil. A Praia Lopes Mendes e a Praia do Aventureiro vão garantir suspiros, mas não deixe de conhecer a Praia da Feiticeira, Parnaioca e Caxadaço.

Praia da Feiticeira – Foto: Aline Rodrigues – Uma Sul Americana

→ Rio de Janeiro (RJ) – 4 dias

À sua espera está a cidade maravilhosa, finalizando sua viagem pela Rio-Santos. As Praias de Ipanema e Copacabana te convidam para uma curtição generalizada, regada a belos cenários, boa comida e bebida. Além disso, há o Jardim Botânico e o Parque Laje para fotografar e curtir um momento de descanso. O Cristo Redentor e o Pão de Açúcar são os programas imperdíveis que todo turista deve fazer.

Esse roteiro delicioso vai fazer da sua viagem pela Rio-Santos inesquecível, ligando duas das principais capitais do país por uma estrada linda e cheia de paraísos escondidos.

Antes de partir, veja aqui nossas principais dicas para viajar de carro.

Alugue seu carro com a gente!