Uma das rotas mais desejadas do litoral, que ganhou por dois anos consecutivos como o melhor roteiro turístico do Brasil, a Rota das Emoções nos leva para uma viagem ao paraíso formado pelos Lençóis Maranhenses, Parnaíba, Barra Grande e Jericoacoara.
As possibilidades nessa rota são enormes, pois há muito o que ver e fazer. Por isso, é possível criar roteiros que vão de 5 a 15 dias, incluindo e excluindo locais conforme seu gosto pessoal.
Neste artigo você vai ver tudo o que precisa saber para fazer a Rota das Emoções de carro alugado, por conta própria. Anote as dicas e as informações e planeje uma das road trips mais incríveis do Brasil!
Rotas das emoções, a road trip
Há uns bons anos atrás, essa rota era quase desconhecida, até porque era muito difícil e caro percorrer as estradas de areião. Desde de que foi oficializada, as estradas da Rota das emoções, que liga São Luis, no Maranhão, à Fortaleza, no Ceará, ganharam pavimentação e hoje podemos percorre-las por conta própria, segurança e facilidade.
Qual carro escolher para fazer a Rota das Emoções?
Você pode tranquilamente alugar um carro convencional, porque mesmo um 1.0 dará conta de fazer o percurso, desde que opte por usar as rotas pavimentadas.
Como as estradas estão em perfeitas condições e muito bem sinalizadas em quase todos os trechos, o aluguel de um 4×4 não será necessário. Mas, se você busca adrenalina e tem experiência, pode alugar um 4×4 e percorrer as dunas ao invés de seguir a rota pelas BRs. Um 4×4, também poderá ser usado em alguns passeios pelas dunas desse roteiro.
Agora, se quiser baratear mesmo o custo, pode optar por uma minivan, que está disponível para este trecho. Cabem até 8 pessoas e todos podem rachar a diária, a gasolina e a direção. É só convidar as pessoas certas para viajar com você – veja aqui!
Qual é o percurso da Rota das Emoções?
Na verdade, são vários percursos, que dependem muito do tempo que você tem para fazer essa viagem de carro.
Vou comentar sobre o percurso básico, começando por São Luiz, mas você pode fazer o inverso, incluindo e excluindo cidades e adaptando essa road trip ao seu gosto.
Esse roteiro básico da Rota das Emoções não terá dicas no estilo “o que ver e fazer”, porque quero focar mais na rota. O tempo total de viagem também é indiferente. Mas vou escrever sobre as possibilidades de roteiros para ajudar ainda mais no seu planejamento de viagem. Por isso, assine nossa news ao lado e não perca nada!
Parte 1 da Rota das Emoções

Foto por Roi Dimor on Unsplash
Em São Luis, já no aeroporto, retire o carro alugado pela ReserveCar e, depois de curtir a capital maranhense como desejar, use a BR-135 e MA-402 para chegar em Barreirinhas, que é uma das cidades base para quem quer conhecer os lindos Lençóis Maranhenses.
A viagem é rápida e tranquila. São 260 km, percorridos em menos de 4 horas em estradas em perfeitas condições. Veja aqui a rota traçada.
Fique em Barreirinhas o tempo que precisar para conhecer as belezas dos Lençóis Maranhenses e parta para Parnaíba, cruzando a fronteira do estado do Maranhão para o estado do Piauí.
Parte 2 da Rota das Emoções

Foto por Isabelle Allet-Coche – Wikimedia Commons
Nesse trecho, você tem duas opções, dependendo do carro que tiver alugado.
Caso tenha optado por um 4×4, poderá usar a estrada via Paulino Neves, via MA-315. Depois pegar a MA-034 e a MA-345 até entrar na BR-343, já no Piauí. Veja os detalhes da rota aqui.
Agora, se você estiver em um carro convencional e não quiser arriscar nas areias fofas do trecho de Paulino Neves, poderá ir até Chapadinha, no Maranhão, dando a volta, até chegar a Parnaíba, no Piauí, em uma viagem de pouco mais de 6 horas.
Veja os detalhes da rota no Google Maps.
No Piauí, conheça as belezas impressionantes do Delta do Parnaíba e siga para Jericoacoara, no Ceará.
Parte 3 da Rota das Emoções

Foto por Alessandra Duarte fotografia via Wikimedia Commons
Esse trecho poderá ser melhor aproveitado, se você passar por Barra Grande, ainda no Piauí, antes de seguir a Jericoacoara. Pode ser por uma tarde, como um pit stop, ou por um ou mais dias. Se gostar do clima local, aumentará apenas 40 km no percurso de Parnaíba a Jericoacoara.
Para passar por Barra Grande, use esta rota que salvei. Caso prefira ou precise seguir direto a Jeri, use esta rota, que leva pouco mais de 3 horas em cerca de 220 km de viagem. Rapidinho, né?
As estradas nesse trecho são as BR-402, a CE-313 e a CE085, que são ótima. Tirando alguns animais na estrada, não há dificuldade.
Para curtir a deliciosa Vila de Jericoacora é necessário deixar o carro alugado em Jijoca. A areia é fofa para chegar lá.
Caso esteja com um 4×4, poderá seguir, mas há a recomendação da contratação de um guia. Além disso, você não poderá circular com seu carro pela Vila. Deixe também o 4×4 em Jijoca.
Depois de curtir a região do seu jeito, é hora de partir para Fortaleza, onde sua viagem pela Rota das emoções acaba.
Parte 4 da Rota das Emoções
Deixando Jericoacoara para trás, você seguirá pela CE-085, mais conhecida como Rota do Sol Poente.
A viagem de cerca de 4h30 em quase 300 km até a capital cearense. A estrada também é muito bem sinalizada e em perfeitas condições. Veja aqui a rota traçada para esse trecho.
Com tempo, curta umas paradas do caminho e aproveite para conhecer novos lugares. Caso esteja sem muito tempo, curta Fortaleza como quiser antes de devolver o carro alugado pela ReserveCar.
11 Comments
Wagner
novembro 27, 2017 @ 10:20
Bacana demais, inclua nas rotas onde ficar pra dormir, ok
ReserveCar
novembro 27, 2017 @ 10:33
Eba! Que bom que gostou. Pode deixar, Wagner. Quero escrever as dicas do roteiro, aí irei incluir onde dormir na Rota das Emoções.
Maria Emilia
novembro 28, 2017 @ 15:36
Um dos meua sinhos é faEr este roteiro. Exiate alguma agencia que faça? Nao dirijo.
ReserveCar
novembro 29, 2017 @ 13:19
Oi! Maria, deve existir sim. Mas infelizmente não sei te dar mais informações sobre como fazer a Rota das Emoções sem carro.
elen
dezembro 7, 2017 @ 19:57
eu fiz a rota das emoções. …Ameii..vale muito a pena..
ReserveCar
dezembro 9, 2017 @ 16:07
Ai que delícia! Deve ter sido incrível mesmo!
MARIA CELIA DOS SANTOS
março 14, 2018 @ 22:22
Olá, pretendo fazer a rota das emoções com minha filha em junho/2018, tem como incluir a ida a Santo Amaro alugando um carro? Por favor dê algumas dicas de hospedagem em São Luiz, Santo Amaro, Atins, Barreirinhas, Parnaiba, Barra Grande. O período da minha viagem é de 05/06 chegada a São Luis a 20/06 finalizando em Fortaleza. Obrigada. Célia
ReserveCar
março 15, 2018 @ 14:55
Tem como incluir Santo Amaro na Rota das Emoções, mas como as estradas são ruins nesse trecho, você teria que alugar um 4×4. Vamos juntar umas dicas de hospedagens!
Karina Brenelli
abril 18, 2018 @ 21:30
Olá!
Estou querendo fazer a Rota das emoções, mas alugar o carro em São Luiz e devolvê-lo em Cruz , o aeroporto de Jeri… Sabe se isso é possível?
ReserveCar
abril 19, 2018 @ 11:47
Oi, Karina. Olha, Jeri não é muito usado para retirar ou devolver carros. Não existem locadoras por ali. Mas entra em contato com nossa equipe, porque eles poderão te esclarecer melhor essa questão. (11) 3257-9788.
Cristiano Matijevicz
janeiro 16, 2019 @ 23:47
Quero fazer a Roto em junho de 2019, vou seguir suas recomendações e fazer por conta própria, alugar um carro simples e seguir pelas BR asfaltadas. Voces me garantem que é seguro não é?