Nem só de praia e calor é feito o turismo no Brasil, não! Temos serras e cidades que são perfeitas pra curtir um friozinho, seja a dois, seja com amigos ou seja sozinho também. Listamos 7 destinos de inverno no Brasil.

Entre o Sul e o Sudeste do Brasil existem dezenas de cidadezinhas serranas e históricas, que são incríveis durante o inverno. Algumas delas chegam a temperatura próximas de zero.

Se você é amante do frio, vai amar esses destinos de inverno no Brasil! Deixe seu comentário e diga o que achou, tá bom?

7 destinos de inverno no Brasil

1 – Gramado e Canela (RS)

Gramado e Canela - 10 coisas imperdíveis para fazer - Castelinho Caracol

Foto: Aline Rodrigues via blog Uma Sul Americana

Gramado e Canela formam um único destino de inverno no Brasil por causa da proximidade, afinal são cerca de 9km que separam as cidades.

Localizadas na Serra Gaúcha, Gramado e Canela possuem, além de temperaturas baixas, o clima do inverno, com fondue, lareiras, lagos e construções típicas.

Veja aqui 10 atrações imperdíveis em Gramado e Canela.

Como chegar: o aeroporto mais próximo é o de Caxias do Sul, mas é mais comum chegar por Porto Alegre, onde você deve alugar um carro e seguir para a Gramado.

2 – Campos do Jordão (SP)

Campos do Jordão - Destinos de Inverno no Brasil

Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil e está a menos de 2h30 de São Paulo.

As construções também no estilo alpino já deixa o clima de inverno, mas as temperaturas é que fazem mesmo o frio, chegando a 4°C ou menos durante os meses mais frios, como Julho.

Um dos melhores destinos de inverno do Brasil, Campos do Jordão oferece gastronomia e muitos passeios especiais.

Como chegar: alugue um carro em São Paulo e dirija por 180 km em uma estrada em perfeitas condições.

3 – Penedo (RJ)

Penedo/Itatiaia - Destinos de inverno no Brasil

Foto: Aline Rodrigues via blog Uma Sul Americana

Penedo é um município de Itatiaia, do Rio de Janeiro. Assim como Campos do Jordão, Penedo está localizada na Serra da Mantiqueira e tem se tornado um dos destinos de inverno no Brasil mais procurados, já que a cidade tem se estruturado para isso.

Em Penedo em si não chega a fazer um frio tão acentuado, ficando próximo dos 13°C, mas na montanha as temperaturas chegam aos 2 dígitos abaixo de zero em alguns dias.

Como chegar: Você pode partir de São Paulo, dirigindo 270 km, ou alugue um carro no Rio de Janeiro, a 177 km de distância.

4 – Petrópolis (RJ)

Petrópolis - Destinos de inverno no Brasil

Petrópolis é um dos destinos de inverno no Brasil mais desejados e visitados. Frequentemente, cariocas fogem do calorão da capital na cidade vizinha.

Petrópolis possui o charme das construções imperiais, que, combinado com o frio da serra, se torna um destino irresistível.

Para quem ama natureza, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos oferece cachoeiras, mirantes e trilhas.

Como chegar: alugue seu carro no Rio de Janeiro e dirija por apenas 68 km.

5 – Domingos Martins (ES)

Foto: Vilamir Azevedo via Wikimedia Commons

Ainda pouco popular entre os destinos de inverno no Brasil, Domingos Martins possui uma beleza única e uma clima delicioso. Os dias frios do inverno são um convite para curtir a noite ao lado da lareira.

Para aventureiros, durante o inverno o clima é ótimo para fazer trilhas e rapel. Outro programa indispensável é conhecer o Rio Jacu.

Como chegar: Retire seu carro alugado já no aeroporto de Vitória e percorra os 50 km de distância de Domingos Martins.

6 – São Joaquim (SC)

Foto Arthur Puls via Wikimedia Commons

A região mais fria do Brasil, São Joaquim chega a temperaturas próximas de zero e, ocasionalmente, neva na região.

Em uma viagem por ali, inclua Urupema e Urubici, que também são bem frias! Ainda mais: tudo é cercado por vegetação, montanhas, vinicolas e belas formações rochosas.

Inclusive, é nessa região que está a Serra do Rio do Rastro, uma das mais lindas estradas do Brasil.

Como chegar: a partir de Florianópolis são apenas 229 km

7 – Monte Verde (MG)

Foto: Paulo JC Nogueira via Wikimedia Commons

Outra joia da Serra da Mantiqueira, Monte Verde é um dos principais destinos de inverno no Brasil, já que dezenas de casais vistam a cidade mineira durante os dias frios.

Passear pelas montanhas, andar à cavalo ou curtir atividades de aventura, como arvorismo e trilhas. Além disso, comer muito bem: vinhos, doces, queijos… Uma infinidade de delícias.

Como chegar: de São Paulo, que está mais próxima, são apenas 165 km. De Belo Horizonte, 485 km.


Curtiu? Acho que vai gostar também:


Salve esse post no Pinterest

Destinos de Inverno no Brasil - 7 lugares para curtir o frio do Sul e Sudeste_ Monte Verde, Gramado, Petrópolis e muito mais!