Vamos explicar como funciona o aluguel de carros na Europa para que sua Eurotrip seja ainda mais perfeita.

Apesar de o transporte público ser muito bom, como ônibus e trens, ficar preso aos horários e ao alcance deles pode acabar atrapalhando seu roteiro e diminuindo a qualidade do seu tempo pela Europa. Além de alcançar lugares menos turísticos e desconhecidos, que estão fora dessa rotas mais fáceis de acessar.

Alugar um carro para percorrer as distâncias é uma excelente ideia! As estradas são ótimas, seguras e existem ótimas opções de road trips, como essas que comentamos na Alemanha ou esse roteiro em Portugal, por exemplo.

Mas como funciona o aluguel de carro na Europa? É fácil? Quais documentos são necessários? Vamos responder tudinho!

Como funciona o aluguel de carro na Europa

Como funciona o aluguel de carro na Europa

Documentação para dirigir na Europa

A primeira coisa a saber sobre como funciona o aluguel de carro na Europa são os documentos!

Para dirigir na Europa, em geral, você precisa ter mais de 21 anos. Seu passaporte com visto e/ou carimbo de entrada, sua habilitação e o PID (Permissão Internacional para Dirigir) devem ser apresentados.

Muitas locadoras exigem que o dono do cartão de crédito seja também o condutor. Se tiver dúvidas, fale com a gente na Reservacar e vamos te ajudar a entender tudo sobre como funciona o aluguel de carro na Europa.

É preciso ter cartão de crédito

Como funciona o aluguel de carro na Europa

Alugando seu carro na Reservecar, como te contamos no último artigo sobre como economizar no aluguel de carro, você fica isento do IOF. Mas é preciso levar seu cartão e apresenta-lo na locadora.

Nele será bloqueado o valor de uma franquia, dependendo do seguro escolhido. Veja aqui como escolher seu seguro. Não se preocupe, porque esse valor será desbloqueado assim que o veículo for devolvido na locadora. Para isso, tenha um limite entre 200 e 500 euros – informação valiosa sobre como funciona o aluguel de carro na Europa.

Multa

Se você for multado na Europa deverá pagar, claro, mas o que fazer diante de uma multa depende muito de como ela foi aplicada. Não deixe de ler este artigo, que está completo com todas as informações é super importante para quem está buscando saber como funciona o aluguel de carro na Europa.

Leis de trânsito na Europa

Sicília - Verão na Europa e os melhores destinos de praia

Não deixe de se informar sobre as leis de trânsito dos países que deseja conhecer de carro na Europa! Isso vai evitar dores de cabeça e vai facilitar sua viagem.

Na Alemanha, caso seja multado por um policial, será preciso pagar a multa na hora. Tenha sempre um dinheiro com você. O que pode dar multa: beber e dirigir, crianças sem cadeirinha, desrespeitar as placas de trânsito e o limite de velocidade.

Na França, o próprio motorista deve ter seu bafômetro. Algumas vias possuem liberação para estacionar apenas em uma quinzena determinada do mês. As multas também devem ser pagas na hora.

Assim como funciona um aluguel de carro na Europa, funciona em Portugal, mesmo com toda a facilidade para Brasileiros. As leis de trânsito são semelhantes às do Brasil. Brasileiros podem dirigir em Portugal por seis meses. Depois disso, é preciso ter o cartão de residente.

Escrevemos um post especial de Espanha, que é super completo. Além de possuir leis de trânsito parecidas com as nossas no Brasil e de outros países europeus, a Espanha possui algumas leis bem exclusivas, como a obrigatoriedade de óculos de sol em dias de sol forte.

Direção na mão contrária

Muito importe para saber como funciona aluguel de carro na Europa! Alguns países, como Reino Unido e Irlanda, você irá dirigir do lado direito e na mão esquerda das vias.

Nós escrevemos um post completinho com todas as informações necessárias que você precisa saber!


Curtiu? Aposto que vai gostar também: