As cidades históricas do Brasil foram construídas durante o período colonial, algumas ainda no século 16.

Fazer uma viagem pelas cidades históricas é caminhar por ruas charmosas de paralelepípedo e pedra, conhecer igrejas seculares e visitar casarões que mantém ainda suas características do Brasil colônia.

Pra quem ama arquitetura e história, conhecer essas cidades históricas do Brasil vai ser surpreendente. E o mais legal, é que muitos desses destinos oferecem também natureza, como serra ou litoral, assim você completa sua viagem!

10 Cidades Históricas do Brasil

1 – Paraty, Rio de Janeiro

Paraty, uma das cidades históricas do Brasil

Além de oferecer paisagens lindas com rios, mar e cachoeiras, Paraty possui um dos Centros Históricos mais lindos do Brasil.

Possui ruas de pedras e uma arquitetura impecável, digna de uma cidade histórica brasileira!

Paraty fica na Costa Verde, parte da Rio-Santos, uma das mais lindas estradas do Brasil.

Como chegar: você pode alugar um carro no Rio de Janeiro, a 250 km, ou em São Paulo, a 280 km.

2 – Salvador, Bahia

Salvador, uma das cidades históricas do Brasil

A primeira sede portuguesa na nova colônia e também a primeira capital do Brasil colonial, Salvador foi tombada como Patrimônio Brasileiro em 1984 e como Patrimônio Mundial pela UNESCO no ano seguinte pela riqueza de seu conjunto arquitetônico e paisagístico, que combina litoral com construções históricas.

No Pelourinho está o Centro Histórico de Salvador, um dos mais lindos das cidades históricas do Brasil e um dos mais importantes da América, já que foi palco de momentos marcantes na história da independência!

Como chegar: Salvador recebe voos de todos os estados brasileiros. Alugue um carro no aeroporto e aproveite a capital da Bahia e seus arredores, como esse roteiro pela Costa dos Coqueiros.

3 – Ouro Preto, Minas Gerais

Ouro Preto, uma das cidades históricas do Brasil

Sarah and Iain via Wikimedia Commons

Essa é sem dúvidas uma das principais cidades históricas do Brasil, que possui título de Patrimônio Histórico da Humanidade!

Ouro Preto é a principais das Cidades Históricas de Minas e possui o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro, com construções históricas preservadas e que contam parte da história do Brasil.

Uma das construções mais importantes é a Igreja Nossa Senhora do Pilar, decorada com mais de 400 quilos de ouro!

Como chegar: Alugue seu carro em Belo Horizonte e dirija 104 km. Combine no roteiro outras cidades históricas, como Congonhas, Mariana e Tiradentes.

4 – Penedo, Alagoas

Penedo, uma das cidades históricas do Brasil

José rafael mendes barbosa via Wikimedia Commons

Penedo é foi a primeira cidade alagoana, fundada no século 16 às margens do Rio São Francisco.

Possui um Centro Histórico com um significativo conjunto arquitetônico, onde estão museus e igrejas dos séculos 17 e 18.

Além da beleza histórica, em Penedo é possível fazer um passeio de barco até a foz do Velho Chico.

Como chegar: Você pode alugar um carro em Maceió e dirigir até Penedo, a 152 km de distância!

5 – Porto Seguro, Bahia

Porto Seguro, uma das cidades históricas do Brasil

Juliana Bruder via Wikimedia Commons

Porto Seguro é uma das cidades que compõe a Costa do Descobrimento, local de grande importância na história do Brasil. A cidade, inclusive, foi a primeira a ser avistada por Pedro Álvares Cabral em 1500.

Já em 1534 Porto Segura foi fundada e hoje você pode visitar inúmeras construções históricas, como a Igreja Nossa Senhora da Pena, construída em 1535.

Além de ser uma das cidades históricas do Brasil, Porto Seguro é também um importante destino do litoral baiano!

Como chegar: Porto Seguro possui aeroporto e você pode voar para lá, alugar seu carro e percorrer a Costa do Descobrimento. Mas também pode alugar um carro em Salvador e ir conhecendo o litoral Sul, passando por cidades incríveis no caminho, como Ilhéus e Morro de São Paulo.

6 – São Luis, Maranhão

São Luis, uma das cidades históricas do Brasil

Universidade de Brasília via Wikimedia Commons

Mais uma capital brasileira que é também uma cidade histórica, São Luis do Maranhão foi fundada em 1612 por franceses.

A cidade mantém preservado o cenário histórico e também cultural, como a tradição folclórica Bumba-meu-boi, um dos motivos pelos quais sugerimos São Luis para ser visitada nas Festas de São João.

A arquitetura, os costumes e a natureza fez com que São Luis do Maranhão recebesse o título de Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1997!

Como chegar: São Luis recebe voos diários vindos de todo o Brasil. Alugue seu carro no aeroporto e, depois de curtir a cidade histórica, percorra as cidades da região!

7 – Petrópolis, Rio de Janeiro

Petrópolis, uma das cidades históricas do Brasil

Uma das mais importantes e belas cidades históricas do Brasil, Petrópolis fica na serra fluminense e foi fundada em 1843 pelo então imperador Dom Pedro II.

Chamada de Cidade Imperial, Petrópolis foi cenário de importantes momentos na história do Brasil, como o Tratado de Petrópolis, que agregava o território do Acre ao Brasil.

O Palácio Imperial é um dos destaques entre as construções que você verá, além do Palácio de Cristal e o Palácio de Quintandinha.

Mas não é só de beleza arquitetônica que vive o turismo local, não! Você poderá conhecer o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Como chegar: Alugue um carro no Rio de Janeiro e percorra a curta distância até Petrópolis, a 67 km da capital! Combine sua viagem com outros destinos locais, como Teresópolis e Nova Friburgo!

8 – Olinda, Pernambuco

Olinda, uma das cidades históricas do Brasil

Outra das cidades históricas do Brasil a receber o título pela UNESCO, Olinda é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

A cidade foi fundada em 1537, quando os indígenas ainda habitavam a região. As construções locais ainda contam sobre a invasão dos holandeses e a retomada dos portugueses.

A beleza natural é indiscutível, como todo o Nordeste Brasileiro, mas a arquitetura local vai te surpreender, com igrejas barrocas, como a Igreja da Sé, o Convento de São Francisco e a Ladeira da Misericórdia. Não perca o Mosteiro de São Bento, que tem sua maior parte folheada a ouro!

Como chegar: Alugue seu carro em Recife e vá até Olinda, que fica a menos de 10 km de distância!

9 – São Luiz do Paraitinga, São Paulo

São Luiz do Paraitinga

Carlos Alkmin via Wikimedia Commons

São Luiz do Paraitinga é um município histórico do estado de São Paulo.

A cidade se tornou um importante destino turístico da região do Vale do Paraíba justamente por seu Centro Histórico. Ele foi tombado como Patrimônio Cultural Nacional.

Além da beleza arquitetônica, suas tradições caipiras, incluindo a Folia do Divino e o Carnaval de Marchinhas atraem centenas de turistas todos os anos!

Como chegar: São Luiz do Paraitinga fica a 175 km da capital São Paulo, onde você pode alugar seu carro para um bate e volta ou até mesmo para passar um final de semana agradável no Vale do Paraíba!

10 – São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul

São Miguel das Missões

Goldemberg Fonseca de Almeida via Wikimedia Commons

Parte de uma importante região, que engloba Brasil, Argentina e Paraguai, São Miguel das Missões possui uma das ruínas jesuítas mais bem conservadas da América do Sul.

As ruínas de São Miguel foram tombadas como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Um dos mais importantes monumentos históricos do Brasil!

A redução foi construída no século 17 por padres da Companhia de Jesus, que ali viviam e catequizavam os índios.

Veja aqui um roteiro incrível pra fazer pela região, conhecendo cachoeiras e ruínas jesuítas entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Como chegar: Alugue um carro em Porto Alegre, a 470 km de São Miguel das Missões e explore a região, como Santo Antônio das Missões e Derrubadas.


Curtiu o post? Acho que vai gostar também:


Salve esse post no Pinterest e leia mais tarde

Uma lista com 10 cidades históricas do Brasil para você conhecer e se apaixonar! Patrimônios nacionais e mundiais tombados, arquitetura colonial, histórias do descobrimento, independência e indígena... Tudo com muita beleza natural em volta!