Ao longo dos séculos, muitas cidades ao redor do mundo foram nomeadas em homenagem a homens, como Bento Gonçalves, Monteiro Lobato, Colombo e Presidente Figueiredo, por exemplo. Entre mais de 5 mil municípios, existem algumas poucas cidades com nomes de mulher.

Como hoje é Dia Internacional da Mulher, um dia carregado de significados, e que merece mais que uma flor, vamos compartilhar com vocês algumas cidades com nomes de mulher – cada uma com um história, beleza e significado diferente.

Cidades com nomes de mulher no Brasil

Mariana – MG

Mariana - Cidades com nomes de mulher

Foto: Adam Jones via Wikimedia Commons

Mariana é uma das cidades históricas de Minas Gerais, que guarda lindas construções coloniais e faz parte da Estrada Real, conhecida rota do ouro do Brasil Colônia.

A cidade de Mariana foia  primeira vila de Minas Gerais, sendo também a primeira cidade e capital do estado.

Para conhecer Mariana, alugue um carro em Belo Horizonte e percorra a Estrada Real, passando pelas lindas cidades históricas.

O nome Mariana é uma homenagem a  D. Maria Ana de Áustria, que foi rainha consorte de Portugal de 1708 a 1750, enquanto mulher do Rei D. João V de Portugal.

Carolina – MA

Foto Dante Laurini Jr via Wikimedia Commons

Carolina, no Maranhão, é a cidade base para quem quer conhecer as belezas da Chapada das Mesas e região.

Cachoeiras, lagoas, cânions e morros são algumas das belezas de Carolina, cortada por rios, riachos e córregos. Tudo isso tornou Carolina em uma das cidades mais buscadas por eco turistas no Maranhão.

Para viajar por Carolina e pela Chapada das Mesas, alugue um carro em Palmas, a 500km, ou em São Luis, a 830 km. A próximidade, faz com que Carolina seja ideal para criar roteiros com o Jalapão.

O nome da cidade foi em homenagem à imperatriz Carolina Leopoldina, que contribuiu na busca da aceitação na nacionalidade brasileira por Portugal.

Cidades com nomes de mulher

Teresina – PI

Parque_Nacional_de_Sete_Cidades - Cidade com Nomes de Mulher

Foto: Hélcio Ferreira via Wikimedia Commons

A capital nordestina menos visitada é Teresina, já que é a única que não foi agraciada com litoral. Mesmo assim, Teresina reserva muitas belezas.

Da capital do Piauí partem barcos do Parque Ambiental Encontro dos Rios para admirar o fenomenal encontros dos rios Poty e Parnaíba.

Em Teresina alugue um carro e parta para conhecer algumas belezas do eco turismo piauense, como o Parque Siete Cidades, a 160km.

Antes chamada de Vila Nova Poti, a cidade recebeu um novo nome em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, apelidada de “Mãe dos Brasileiros”.

Socorro – SP

Cidades com nomes de mulher para conhecer no Brasil

Foto Vicente Eugenio via Wikimedia Commons

Socorro é uma cidade de eco turismo no interior de São Paulo, localizada na linda Serra da Mantiqueira.

Um dos melhores destinos de aventura do Brasil, em Socorro se pode praticar trilhas, rafting, tirolesa e arvorismo. Além disso há uma gruta que era uma mina de extração de quartzo.

Com mirantes que são a marca da Serra da Mantiqueira e até um Cristo Redentor, Socorro está a 130km da capital. Alugue um carro em São Paulo para percorrer as distâncias dentro da cidade.

O nome Socorro foi ado em homenagem à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A cidade, que faz parte do Circuito das Águas, foi fundada depois de rezada a primeira missa na capela da padroeira.

Socorro - Cidades com nomes de mulher


Gostou desse post? Acho que vai curtir também:


Salve esta imagem no Pinterest e leia o post quando quiser

Cidades com nomes de mulher - 4 destinos lindos para conhecer no Brasil com nomes dados em homenagem a mulheres: Mariana, Carolina, Socorro e Teresina.