Quando a gente fala sobre belezas do Brasil, a Chapada dos Veadeiros sempre está na lista. E não é pra menos! O Parque Nacional possui uma área de mais de 65 mil hectares e foi decretado como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO.

Entre cachoeiras, vegetação de cerrado de altitude e formações rochosas, o visitante não se decepciona. A Chapada dos Veadeiros não fica abaixo de nenhuma expectativa.

Fiz um guia com as principais informações pra você fazer sua viagem: como chegaro que fazerquando ir.

Chapada dos Veadeiros - como chegar, o que fazer e quando ir

Como chegar na Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiro está localizado no norte do estado de Goiás, dividido entre Cavalcante e Alto Paraíso.

O aeroporto mais próximo é o de Brasília, onde você deve alugar um carro:

  • Alto Paraíso está a 250 km de Brasília, em uma viagem de aproximadamente 3 horas, seguindo pela GO-118.
  • Cavalcante está a 310 km, com menos de 4 horas de estrada.

A estrada é bem asfaltada, sinalizada e quase sem curvas. E o melhor: com um visual incrível!

Sinal verde: alugar um carro é a melhor opção, porque na Chapada dos Veadeiros as atrações não estão próximas e de carro você economiza tempo e dinheiro.

O que fazer na Chapada dos Veadeiros

Quem curte ecoturismo e contato com a natureza tem a Chapada dos Veadeiros na lista de lugares para conhecer no Brasil. Veja aqui algumas das atrações:

Cachoeira de Almécegas – Um conjunto de cachoeiras localizadas em uma propriedade privada, na Fazenda São Bento.

Cachoeira Loquinhas – Poço com águas cristalinas em tons de azul e verde, cercado por um paredão rochoso, de onde surge a cachoeira.

Catarata dos Couros – Alcançada por trilha, a catarata está a 18 km da cidade de Alto Paraíso.

Vale da Lua – Um dos lugares mais visitados da Chapada dos Veadeiros. Uma região que parece a superfície lunar, mas com deliciosas piscinas naturais.

Chapada dos Veadeiros - Vale da Lua

Cachoeira do Segredo – são 115 metros de queda d’água. Para alcançar, é preciso fazer uma trilha de 16 km (ida e volta).

Cânions 1 e 2 e Cachoeira Cariocas – Depois de uma trilha de 4 km, os cânions e a cachoeira formam um visual incrível.

Salto do Rio Raizama – dois rios se encontram enquanto uma cachoeira de 40 metros despenca formando um poço entre cânions.

Cachoeira Santa Bárbara – A atração mais linda da Chapada dos Veadeiros. Queda de 30 metros, que forma um poço de água extremamente azul.

Chapada dos Veadeiros - Cachoeira_Santa_Bárbara

Foto: Rafael Defavari via Creative Commons

Cachoeira da Água Fria – 50 metros de queda, a cachoeira está entre campos floridos. Há também na Fazenda da Água Fria uma mina de cristal.

Cachoeiras do Rio Cristal – Pequenas quedas formam piscinas e duchas naturais para um banho delicioso.

Cachoeira São Bento – Cachoeira que forma uma piscina natural. Há uma caverna parcialmente submersa em uma das margens.

Cachoeiras do Vale do Rio Macaco – Complexo de cachoeiras e cânions cortados pelo Rio Macaquinho, Macaco e Macacão, com suas águas verdes. Recomenda-se veículos 4×4.

Entre outras tantas atrações incríveis ♥

Quando ir à Chapada dos Veadeiros

PARQUE NACIONAL CHAPADA DOS VEADEIROS

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil via Creative Commons

Chapada dos Veadeiros - Veja como chegar, o que fazer e quando ir. Um dos destinos mais lindos do Brasil, ideal para quem curte ecoturismo

Compartilhe esta imagem no Pinterest e leia este post mais tarde

O período de seca é a mais indicada porque as águas ficam mais cristalinas, mas como esse período vai de maio a setembro, nadar pode ser uma tarefa fria.

No período chuvoso, o verão, as cachoeiras e rios estarão mais cheios, mas se chover muito as águas poderão estar menos límpidas.

Já nos meses de outubro, novembro e abril, as possibilidades de chuvas são menores e o clima não é tão frio.

Sinal verde: se for na alta temporada, como feriados, por exemplo, reserve seu carro com antecedência, porque a procura é super alta e os carros acabam rapidinho.

Delícia de destino, não é? Pode ser uma boa para o feriado de outubro. Que tal pegar a estrada de Brasília em direção a Chapada dos Veadeiros?