A Europa é repleta de lindas igrejas, como a São Basílio, em Moscou, ou a Notre-Dame, em Paris. E a Espanha não tá pra brincadeira, não! No país você pode visitar algumas das mais lindas construções religiosas do mundo, figuradas em quase todas as listas na internet. E nós fizemos a nossa própria lista: as igrejas e catedrais mais bonitas da Espanha.

Se assim como eu, você adora arquitetura religiosa, vai se apaixonar por essas igrejas. Vem ver!

4 motivos pra visitar as igrejas e catedrais mais bonitas da Espanha

Agora, se você ainda não parou pra pensar nos porquês de fazer esse tipo de turismo, te dou bons 4 motivos, que podem te convencer juntos ou não!

  • Fazer um roteiro religioso
  • Fazer um retiro espiritual
  • Fazer um tour arquitetônico
  • Fazer um tour fotográfico

Seja lá você ateu ou cristão fervoroso, motivos não faltam para visitar esses santuários, que oferecem belos cenários para admirar e fotografar, contam muitas histórias ou te convidam para uma comunhão espiritual.

As 6 igrejas e catedrais mais lindas da Espanha

1 – Santuário de Covadonga – Astúrias

As igrejas e catedrais mais bonitas da Espanha

Ao norte da Espanha, em Astúrias, está uma das igrejas mais lindas, em uma cidade com importantes vestígios pré-históricos. Nas proximidades da igreja há praias, esportes de aventura, natureza e muito cultura e história. Ela mesma está erguida em um lindo cenário, incluindo uma capela construída numa caverna

Como chegar: De carro, a partir de Madrid, dirija em direção ao Norte, pela AP-66, A-66, A-6 e AP-6.

Saiba mais no site oficial.

2 – Templo da Sagrada Família – Barcelona

As igrejas e catedrais mais bonitas da Espanha

Uma das mais lindas construções religiosas do mundo, O Templo Expiatório da Sagrada Família, considerada uma obra prima de António Gaudí. Mesmo incompleta e com previsão de conclusão em 2026, a igreja se tornou cartão postal de Barcelona.

Como chegar: O acesso geral à basílica é feito pela Fachada do Nascimento, na Calle Marina ou Carrer de la Marina.

Acesse o site oficial pra saber mais.

3 – Catedral de Maiorca – Palma de Mallorca

As igrejas e catedrais mais bonitas da Espanha

Uma linda ilha que tem se tornado uma alternativa à balada Ibiza. Além de bares, restaurante e lindas praias, a ilha de Palma de Mallorca (ou apenas Maiorca) possui diversas igrejas góticas. A mais bonita delas é a Catedral de Maiorca, com 44 metros de altura e construída próxima ao mar.

Como chegar: De Barcelona ou de Valência você pode atravessar em ferries ou catamarãs, incluindo balsa para atravessar com seu carro. Mas se preferir, há voos baratos e alugue seu carro no aeroporto para facilitar sua visita à ilha.

Site oficial.

4 – Basílica Nossa Senhora do Pilar – Saragoça

As igrejas e catedrais mais bonitas da Espanha

Na nossa lista de igrejas e catedrais mais bonitas da Espanha não poderia ficar de fora a Catedral-Basílica de Zaragoza (ou Saragoça em português). Quer saber o porquê? Além de ser construído junto a um rio, é o maior templo barroco da Espanha e possui uma lenda curiosa, que diz foi exatamente ali o local onde Maria, mãe de Jesus, teria aparecido ao apóstolo Tiago em cima de um pilar.

Como chegar: o aeroporto de Zaragoza recebe voos low cost das principais cidades da Espanha. De Barcelona ou de Madrid há a opção de usar o trem AVE ou você pode alugar um carro para criar um roteiro até a catedral.

Veja mais no site oficial.

5 – Catedral Primada – Toledo

As igrejas e catedrais mais bonitas da Espanha

Em estilo gótico e mudéjar, a Catedral de Toledo combina a arte cristã e islâmica. São 750 vitrais, 72 cúpulas e 8 capelas. Com obras de artistas como Caravaggio e El Greco, essa com certeza deve entrar na lista de igrejas e catedrais mais bonitas da Espanha, especialmente por causa do Altar Maior, que é uma obra coletiva, realizada por vários artistas. Sabe o que mais? No teto há uma fenda por onde a luz natural entra e representa o Divino.

Como chegar: a uma hora de Madrid, para chegar a Catedral Primada pegue a A-42 e depois a M-30.

Saiba mais no site.

6 – Mosteiro Real de Santa Maria de Guadalupe – Guadalupe

As igrejas e catedrais mais bonitas da Espanha

Um dos mais bonitos e importantes edifícios religiosos espanhóis, o Mosteiro Real de Guadalupe foi erguida em uma linda região montanhosa. Modificada ao longos dos anos, possui diversos estilos arquitetônicos, como o gótico, mudéjar, renascentista, barroco e neoclássico.

Como chegar: a partir de Madrid, siga a E-90/A-5 até CC-120 em Extremadura.

Saiba mais no site oficial.

Demais essas igrejas, não achou? Então alugue um carro e partiu conhecer as igrejas e catedrais mais bonitas da Espanha!