Uma das rotas mais desejadas do litoral, que ganhou por dois anos consecutivos como o melhor roteiro turístico do Brasil, a Rota das Emoções nos leva para uma viagem ao paraíso formado pelos Lençóis Maranhenses, Parnaíba, Barra Grande e Jericoacoara.

As possibilidades nessa rota são enormes, pois há muito o que ver e fazer. Por isso, é possível criar roteiros que vão de 5 a 15 dias, incluindo e excluindo locais conforme seu gosto pessoal.

Neste artigo você vai ver tudo o que precisa saber para fazer a Rota das Emoções de carro alugado, por conta própria. Anote as dicas e as informações e planeje uma das road trips mais incríveis do Brasil!

Rotas das emoções, a road trip 

Há uns bons anos atrás, essa rota era quase desconhecida, até porque era muito difícil e caro percorrer as estradas de areião. Desde de que foi oficializada, as estradas da Rota das emoções, que liga São Luis, no Maranhão, à Fortaleza, no Ceará, ganharam pavimentação e hoje podemos percorre-las por conta própria, segurança e facilidade.

Qual carro escolher para fazer a Rota das Emoções?

Você pode tranquilamente alugar um carro convencional, porque mesmo um 1.0 dará conta de fazer o percurso, desde que opte por usar as rotas pavimentadas.

Como as estradas estão em perfeitas condições e muito bem sinalizadas em quase todos os trechos, o aluguel de um 4×4 não será necessário. Mas, se você busca adrenalina e tem experiência, pode alugar um 4×4 e percorrer as dunas ao invés de seguir a rota pelas BRs. Um 4×4, também poderá ser usado em alguns passeios pelas dunas desse roteiro.

Agora, se quiser baratear mesmo o custo, pode optar por uma minivan, que está disponível para este trecho. Cabem até 8 pessoas e todos podem rachar a diária, a gasolina e a direção. É só convidar as pessoas certas para viajar com você – veja aqui!

 

Qual é o percurso da Rota das Emoções?

Na verdade, são vários percursos, que dependem muito do tempo que você tem para fazer essa viagem de carro.

Vou comentar sobre o percurso básico, começando por São Luiz, mas você pode fazer o inverso, incluindo e excluindo cidades e adaptando essa road trip ao seu gosto.

Esse roteiro básico da Rota das Emoções não terá dicas no estilo “o que ver e fazer”, porque quero focar mais na rota. O tempo total de viagem também é indiferente. Mas vou escrever sobre as possibilidades de roteiros para ajudar ainda mais no seu planejamento de viagem. Por isso, assine nossa news ao lado e não perca nada!

Parte 1 da Rota das Emoções

Lençóis Maranhenses - Rotas das Emoções de carro por conta própria

Foto por Roi Dimor on Unsplash

Em São Luis, já no aeroporto, retire o carro alugado pela ReserveCar e, depois de curtir a capital maranhense como desejar, use a BR-135 e MA-402 para chegar em Barreirinhas, que é uma das cidades base para quem quer conhecer os lindos Lençóis Maranhenses.

A viagem é rápida e tranquila. São 260 km, percorridos em menos de 4 horas em estradas em perfeitas condições. Veja aqui a rota traçada.

Fique em Barreirinhas o tempo que precisar para conhecer as belezas dos Lençóis Maranhenses e parta para Parnaíba, cruzando a fronteira do estado do Maranhão para o estado do Piauí.

Parte 2 da Rota das Emoções

Dunas do Delta do Parnaíba - Rota das Emoções de carro por Conta Própria

Foto por Isabelle Allet-Coche – Wikimedia Commons

Nesse trecho, você tem duas opções, dependendo do carro que tiver alugado.

Caso tenha optado por um 4×4, poderá usar a estrada via Paulino Neves, via MA-315. Depois pegar a MA-034 e a MA-345 até entrar na BR-343, já no Piauí. Veja os detalhes da rota aqui.

Agora, se você estiver em um carro convencional e não quiser arriscar nas areias fofas do trecho de Paulino Neves, poderá ir até Chapadinha, no Maranhão, dando a volta, até chegar a Parnaíba, no Piauí, em uma viagem de pouco mais de 6 horas.

Veja os detalhes da rota no Google Maps.

No Piauí, conheça as belezas impressionantes do Delta do Parnaíba no tempo e do jeito que preferir e siga para Jericoacoara, no Ceará.

Parte 3 da Rota das Emoções

Jericoacoara Pedra Furada - Rota das Emoções de carro por conta própria

Foto por Alessandra Duarte fotografia via Wikimedia Commons

Esse trecho poderá ser melhor aproveitado, se você passar por Barra Grande, ainda no Piauí, antes de seguir a Jericoacoara. Pode ser por uma tarde, como um pit stop, ou por um ou mais dias, se gostar do clima local, aumentando apenas 40 km no percurso de Parnaíba a Jericoacoara.

Para passar por Barra Grande, use esta rota que salvei. Caso prefira ou precise seguir direto a Jeri, use esta rota, que leva pouco mais de 3 horas em cerca de 220 km de viagem. Rapidinho, né?

As estradas nesse trecho são as BR-402, a CE-313 e a CE085, que são ótimas e, tirando alguns animais na estrada, não há dificuldade.

Para curtir a deliciosa Vila de Jericoacora é necessário deixar o carro alugado em Jijoca, já que a areia é fofa para chegar lá.

Caso esteja com um 4×4, poderá seguir, mas há a recomendação da contratação de um guia. Além disso, você não poderá circular com seu carro pela Vila, por isso sugiro que deixe também o 4×4 em Jijoca.

Depois de curtir a região do seu jeito, é hora de partir para Fortaleza, onde sua viagem pela Rota das emoções acaba.

Parte 4 da Rota das Emoções

Fortaleza, Ceará

Deixando Jericoacoara para trás, você seguirá pela CE-085, mais conhecida como Rota do Sol Poente.

A viagem de cerca de 4h30 em quase 300 km até a capital cearense. A estrada também é muito bem sinalizada e em perfeitas condições. Veja aqui a rota traçada para esse trecho.

Com tempo, curta umas paradas do caminho e aproveite para conhecer novos lugares. Caso esteja sem muito tempo, curta Fortaleza como quiser antes de devolver o carro alugado pela ReserveCar.

Agora não se esqueça de assinar nossa news para receber o roteiro em seu e-mail!