Aqui no blog da Reservecar eu sempre dou dicas de roteiros para você viajar no Brasil ou em outros países, como Estados Unidos, Itália e Argentina, por exemplo. Mas ainda não falei sobre esse assunto que é mega importante: multa no exterior.

Você sabe o que acontece e como pagar? Provavelmente não, né? Por isso escrevi esse post, para você manjar TUDO sobre viajar de carro no exterior.

Multa no exterior: leis de trânsito

Todo mundo tá sujeito a tomar uma multa, seja por falta de atenção ou por esperteza mesmo. No exterior essa chance é maior se você não conhecer as leis de trânsito locais.

A primeira coisa que você deve fazer, ainda no planejamento da viagem, é buscar saber quais são as leis do país para onde você vai e, assim, amenizar as chances de levar uma multa no exterior.

Alguns exemplos: Na França, o próprio motorista deve ter seu bafômetro. Na Macedônia, passageiros alcoolizados devem se sentar apenas no banco de trás. Em alguns estados dos Estados Unidos, é passível de multa carregar bebidas alcoólicas no carro (salvo no porta malas).

Agora se liga nessa – Em algumas cidades da Espanha, nas ruas de mão única, só é permitido estacionar no lado ímpar da calçada (baseado nos números das casas), mas em dias ímpares. Nos dias pares de cada mês, só é permitido estacionar no lado par da rua. É bem confuso e estranho, né?

Bom evitar multas no exterior e deixar para gastar esse dinheiro com outras coisas!

Multa no exterior - como funciona e o que fazer

Mas o que fazer se eu levar multa no exterior?

Ok! Você leu tudo sobre as leis locais e, mesmo assim, acabou levando uma multa em outro país. O que fazer agora?Se isso acontecer com você saiba como fazer para pagar a multa.

» Multa no exterior dada por policial ou agente de transito

Caso você esteja em alta velocidade e seja parado por um policial, ou esteja estacionado em local proibido seja autuado por um agente, a multa será direcionada ao seu documento de viagem e não ao veículo.

Sendo autuado por um agente de trânsito em outro país, ou por um policial, pode realizar o pagamento da multa diretamente com este agente ou policial.

O pagamento, geralmente, deve ser feito em dinheiro, então é sempre bom ter uma quantia na carteira.

Caso não tenha ali, na hora, a quantia da multa, você pode pagá-la em uma agência dos Correios.

Mas isso pode variar de país para país, então pergunte ao agente ou policial no momento da multa.

Ah, se a multa for por infração grave, o pagamento deverá ser feito de outra maneira. Se informe com o agente no momento da multa ou procure o DETRAN do país.

» Multa no exterior por radar ou estacionamento

Caso a infração cometida tenha sido flagrada por um radar ou por um agente que não falou diretamente com você, a agência de trânsito irá notificar o proprietário do veículo.

Alugando um carro aqui na Reservecar, pedimos os dados dos seus documentos justamente para isso.

Na locadora, eles pedem os originais para se certificarem e também para guardarem uma cópia dos seus documentos, como a Carteira de Habilitação.

Isso para te notificar, caso haja alguma infração registrada no automóvel na data em que você estava em pose do carro.

Pode ser que essa notificação demore até 3 meses e o valor da multa será cobrado do seu cartão de crédito. Antes a agência irá notificar você para avisar sobre o valor e também sobre qual infração foi cometida. Fique tranquilo, pois a agência enviará o link do próprio DETRAN do país.

Além do valor da multa, a locadora poderá cobrar um adicional, como taxa administrativa (entre 10 e 20% do valor). Leia sempre o contrato e preste atenção na cláusula que trata sobre multas.

Multa no exterior - como funciona e o que fazer

Pode deixar de pagar multa no exterior?

Claro que não! Não pagar uma multa levada em outro país pode te impedir de voltar para ele, tendo o passaporte bloqueado para vistos. Melhor pagar a multa e continuar viajando, né?

Como pagar do Brasil uma multa levada no exterior?

Caso a multa tenha sido apontada para o seu documento e você tenha voltado ao Brasil sem paga-la, pode procurar o site do DETRAN do país em que levou a multa.

Dependendo do país, existirá um link para pagamentos via cartão de crédito internacional ou via pagamentos online, como PayPal, por exemplo.

Em alguns casos, será necessário contar com uma casa de câmbio ou despachante como intermediários entre você e os órgãos de trânsito.

Multas por acidentes no exterior

Caso você se envolva em um acidente e tome uma multa, os trâmites são os mesmos acima, mas a diferença está na condução da coisa.

Será necessário realizar um boletim de ocorrência para lidar com a seguradora do carro.

Os seguros podem não cobrir acidentes, por isso, leia este post para saber tudo o que precisa sobre seguro de carro alugado.