Eu tenho um amor real pela Serra Gaúcha! Meu destino preferido na região é Cambará do Sul, mas decidi deixar para escrever sobre a cidade dos cânions depois e começar por Gramado e Canela. Na verdade, se você se interessa pela Serra Gaúcha, é melhor assinar nossa news, porque vou escrever muito sobre essa região: Natal Luz, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, roteiros… enfim! Vai ter Serra Gaúcha demais por aqui!

Mas voltando ao tema desse texto, sempre me pedem dicas, como “O que fazer em Gramado e Canela” ou “O que eu não posso deixar de ver em Gramado e Canela”. Esse post é uma resposta definitiva! Então anota aí para você curtir o melhor das duas cidades mais charmosinhas do sul do Brasil.

10 lugares para conhecer em Gramado e Canela

Como você já deve saber (se não, fique sabendo agora), a melhor forma de percorrer as distâncias entre Gramado e Canela é de carro e a viagem já começa em Porto Alegre, onde a maioria dos turistas que vão à Serra Gaúcha retiram o carro alugado.

Sinal verde: vá via RS-115 e RS-020, passando por Três Coroas. É que nessa cidade há um dos mais lindos Templos Budistas do Brasil. Não importa sua religião! Esse lugar transmite uma paz incrível, além de ser lindo e render lindas fotos! Aproveite que está no caminho!

Top 1 – Cascata do Caracol

Gramado e Canela - 10 coisas imperdíveis para fazer - Cascata do Caracol

Foto Aline Rodrigues – Uma Sul Americana

Não existe a menor chance de você ir à Canela sem visitar a Cascata do Caracol. Não importa se vai fazer isso com bondinho ou se através dos mirantes do Parque do Caracol. Ou pelos dois!

Um dos cartões-postais da Serra Gaúcha, a cascata surge do meio da mata fechada e despenca 131 metros nas pedras, formando um visual incrível e inesquecível

Como chegar na Cascata do Caracol –  É muito fácil chegar de carro! Do centro de Canela, pegue a RS 466 em direção a Gramado e, do centro de Gramado, siga a mesma rodovia sentido Canela. Há sinalizações indicando a direção do parque e dos bondinhos.

Top 2 – Praça das Etnias

Um dos principais locais da cidade, a Praça das Etnias é um ambiente agradável, perfeito para passar uma tarde. A praça é uma homenagem às várias culturas que ajudaram a criar os costumes e cenários da região da Serra Gaúcha e do sul do Brasil.

Ali há algumas lojinhas famosas, como a Casa do Colono, onde você vai provar delícias feitas pelos colonos.

Como chegar na Praça das Etnias – Se você estiver no centro de Gramado poderá ir a pé, basta seguir a Borges de Medeiros sentido Avenida das Hortênsias.

Veja aqui quanto custa um aluguel de carro em Porto Alegre

Top 3 – Castelinho Caracol

Gramado e Canela - 10 coisas imperdíveis para fazer - Castelinho Caracol

Foto Aline Rodrigues – Uma Sul Americana

Sua visita já vale muito a pena só pelo jardim do local! Eu fiquei apaixonada pelo encanto do lugar. Tem até um laguinho na parte de trás, um lugar maravilhoso para fazer um piquenique.

Roseiras, rodas e um cenário que parece que parou no tempo fazem da parte de fora um espaço encantador. Dentro do Castelinho Caracol há um museu com pertences da família de Pedro Franzen e um Apfelstrudel de maçã delicioso, que ninguém se atreve a sair sem provar.

Como chegar no Castelinho Caracol – Fica bem afastado do centro de Canela, mas basta seguir em direção à Gramado, pegando RS-446.

Gramado e Canela - 10 coisas imperdíveis para fazer - Pinterest

Compartilhe esta imagem no Pinterest e leia a publicação mais tarde

Top 4 – Le Jardin

Mais afastado de Gramado está um dos lugares mais bonitos da região.

O Le Jardin foi inspirado nos parques de lavandas das França, então pensa no visual! A floração das lavandas é um espetáculo, mas o clima do parque, as estufas e o delicioso Apfelstrudel completam a experiência.

Um passeio romântico para casais e tranquilo para quem está querendo um momento a sós.

Como chegar no Le Jardin: Do centro de Gramado, de carro, siga Na Avenida Borges de Medeiros para pegar a RS-115, passando o Pórtico você vai encontrar o parque.

Top 5 – Mini Mundo

Antes de visitar o Mini Mundo eu imaginei que era um programa para crianças, mas o parque temático não tem nada de infantil. Ele é curioso e interessante!

Um trabalho minucioso, que apresenta réplicas em miniatura de construções reais em um espaço a céu aberto. Além disso, o Mini Mundo conta histórias através de um jornal local e as cenas podem ser vistas durante a visita.

Como chegar no Mini Mundo: Do centro de Gramado, dirija na Avenida Borges de Medeiros em direção à Praça das Etnias, passe pela Rótula das Bandeiras e pegue a primeira saída, entrando na Horácio Cardoso.

Top 6 – Rua Coberta

Uma galeria muito charmosa e frequentada. Depois de passear pela Borges de Medeiros, a principal avenida de Gramado, é uma ótima ideia escolher um dos inúmeros restaurantes da galeria para tomar um café ou um chocolate quente. Os restaurantes da Rua Coberta são uma ótima opção também para o almoço.

Como chegar na Rua Coberta – Está bem no centro, na Avenida Borges de Medeiros, ao lado da Praça Major Nicoletti

Top 7 – Lago Negro

Gramado e Canela - 10 coisas imperdíveis para fazer - Lago Negro

Foto Aline Rodrigues – Uma Sul Americana

A 3 km do centro de Gramado está um dos lugares mais lindos da cidade: o Lago Negro!

As águas nem são tão escuras, mas o nome é na verdade referência às árvores típicas da Floresta Negra na Alemanha, que foram trazidas de lá e replantadas ao redor do lago.

Como se o conjunto lago + árvores não fosse lindo o bastante, ainda tem pedalinhos em forma de cisne branco e barquinhos de pirata para quem quer passear sobre as águas.

Um passeio circular ao redor do lago é altamente recomendado para contemplar esse lugar de vários ângulos.

Como chegar no Lago Negro –  Do centro de Gramado, pegue a Borges de Medeiros em direção a Porto Alegre e dobre a direita quando chegar no Lago Joaquina Bier. Dali há sinalizações que indicam a direção do Lago Negro.

Top 8 – Igreja Matriz de Gramado

Não tão imponente como a igreja de Canela, mas igualmente charmosa e fotogênica. Na entrada há imagens dos discípulos, que ganham um ar especial com as cores do jardim. Além disso, o termômetro na proximidade e a Fonte do Amor Eterno completam a graciosidade da Igreja São Pedro.

Seja para fazer fotos ou para agradecer, visite a igreja que fica ao lado do Palácio dos Festivais.

Como chegar na Igreja Matriz de Gramado – está bem no centro, em frente à Rua Coberta

Top 9 – Catedral de Pedra

Outro cartão-postal e parada obrigatória para quem visita Gramado e Canela e foi eleita uma das Sete Maravilhas do Brasil em 2010. Já foi cenário para a novela Chocolate com Pimenta também!

A torre da igreja tem 65 metros de altura, embelezando com seu estilo gótico o coração de Canela.

Passear pelo jardim é uma boa maneira de começar a visita à Catedral de Pedra. Depois entre e admire as obras religiosas criadas para decorar o interior da igreja, como os quadros da Via-Sacra, feitos pelo uruguaio Pablo Orono Herrera.

Como chegar na Catedral de Pedra – A igreja é o centro de Canela, por isso não tem erro. De Gramado, siga a Avenida das Hortênsias.

Top 10 – Pórticos de Gramado

Pórtico de Gramado

Foto: Larissa Fraga – Wikimedia Commons

Ai, que delícia visitar os pórticos! A gente sente que realmente esteve em Gramado.

A cidade possui dois: um que recepciona quem vem de Nova Petrópolis e o outro quem vem de Taquara.

Os dois, com estilos arquitetônicos bem diferentes, se despedem com a frase “Leve nos olhos a imagem colorida de Gramado”. E realmente é o que se leva depois de visitar essa cidade deliciosa.

Como chegar no Pórtico via Taquara – Do centro de Gramado, dirija Na Avenida Borges de Medeiros para pegar a RS-115 sentido Taquara.

Como chegar no Pórtico via Nova Petrópolis – Da Borges de Medeiros, pegue a Avenida das Hortênsias sentido Nova Petrópolis.

Demais esses lugares, não é? Pode pegar essa estrada que você vai fazer uma viagem linda à Serra Gaúcha!

Veja aqui mais dicas para viajar de carro pelo Brasil e pelo mundo.