Uma das belezas mais inigualáveis da América do Sul, as Cataratas do Iguaçu atraem milhares de turistas do mundo todo todos os anos. Essa, que é uma das 7 Maravilhas da Natureza, te aguarda em Foz do Iguaçu, onde há também muitas outras coisas lindas para ver e fazer.

Escrevi um roteiro de 4 dias, incluindo Paraguai e Argentina, já que os países fazem a tríplice fronteira, uma das fronteiras mais lindas do continente.

Esse roteiro é perfeito para encaixar em um feriado prolongado.

O que fazer em Foz do Iguaçu além das Cataratas

Todo mundo que vai à Foz do Iguaçu quer ver, ouvir e sentir a força das quedas mais incríveis da América do Sul, Acontece que as Cataratas do Iguaçu não é o único atrativo de Foz do Iguaçu, não! Veja o que fazer quando estiver na cidade:

  • Macuco Safari

Uma aventura! Navegue pelo rio, passando por baixo de parte das quedas em um bote inflável durante a sua visita ao Parque das Cataratas

  • Sobrevoo de helicopatero

Uma das coisas mais inesquecíveis que você verá na vida! Sobrevoe as quedas e veja a imensidão da natureza em Foz do Iguaçu.

  • Parque das Aves

Um lugar que, enquanto reabilita aves e outros animais para voltarem a viver na natureza, oferece ao vistante a possibilidade de conviver com essas espécies em um ambiente seguro e agradável. Veja mais.

  • Itaipu Binacional

Uma das maiores construções humanas, que pertence ao Brasil e ao Paraguai. A usina hidroelétrica de Itapu é a maior geradora de energia do mundo.

  • Templo Budista

Esculturas gigantes e um espaço perfeito para meditar e orar. Caminhe entre as mais de 100 estátuas enquanto aproveita o silêncio do local. Saiba mais.

  • Puerto Iguazú

A cidade argentina, além de dividir as Cataratas do Iguaçu com a gente, oferece muitas opções de entretenimento, tendo a melhor noite da região.

  • Ciudad del Este

A cidade das comprinhas! Atravesse a Ponte da Amizade e chegue ao paraíso das compras no Paraguai.

Veja aqui mais roteiros pelo Brasil

Roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçu

Agora que você já viu o tanto de coisa interessante que tem para fazer na região de Foz do Iguaçu, veja nossa dica de roteiro para aproveitar o melhor da sua viagem.

Sinal verde: alugue um carro! As distâncias por lá são grandes e ter um carro vai te dar flexibilidade de horários e autonomia para fazer seus passeios, podendo curtir o melhor de cada atração.

Após apresentar na locadora o voucher da ReserveCar, retire seu carro alugado e aproveite o melhor dos 5 dias de viagem por Foz do Iguaçu!

Dia 1 em Foz do Iguaçu

Foto: Aline Rodrigues – Uma Sul Americana

Acesse o mapa deste dia com as coordenadas

Reconheça a cidade, fazendo um city tour com seu carro alugado por conta própria.

Comece pelo Marco das Três Fronteiras, um lugar de onde se pode ver um pedaço de cada um dos três países que formam essa tríplice fronteira.

Depois, siga para a Mesquita Muçulmana, onde é possível conhecer um pouco a cultura e os costumes. Foz do Iguaçu  possui a maior comunidade muçulmana do Brasil.

Siga para o Templo Budista e passe umas horas agradáveis por ali, meditando, orando ou simplesmente conhecendo as esculturas gigantes.

Por último, dirija para a Usina de Itaipu, onde você poderá almoçar e depois fazer um passeio guiado e conhecer a engenharia impressionante do local, bem como histórias incríveis da sua construção.

Dia 2 em Foz do Iguaçu

Roteiro de 4 dias em Foz do Iguaçu com Argentina e Paraguai

No segundo dia, acorde cedo e prepare seu coração para conhecer as Cataratas do Iguaçu no lado Brasileiro.

Siga para o Parque das Aves primeiro. Invista pelo menos duas horas para conhecer o trabalho de resgate e recuperação de aves e repteis.

Basta atravessar a rua e você já estará no Parque das Cataratas do Iguaçu, onde não é permitida a entrada com carro particulares, mas onde há ônibus ecológicos gratuitos para se locomover no parque.

Passe o dia por lá, percorrendo as trilhas que oferecem diversas visões panorâmicas das quedas.

Sinal verde: não use capa de chuva se for na época do calor, porque se molhar ali faz parte da experiência maravilhosa dessa viagem.

Aproveite para provar as delícias do restaurante Porto Canoa, de frente para as quedas argentinas. Se for curtir no Macuco Safari, deixe para fazer depois de um tempinho do almoço para não enjoar!

Dia 3 em Puerto Iguaçu

Roteiro de 4 dias em Foz do Iguaçu com Argentina e Paraguai

Foto: Aline Rodrigues – Uma Sul Americana

Mapa com as coordenadas do dia

Com o carro alugado você tem liberdade para cruzar a fronteira e dirigir em território argentino até 50km de distância da fronteira.

O Parque Nacional Iguazú está há 20 km da fronteira, então tá liberado!

Depois de passar pela aduana na fronteira Brasil-Argentina, siga para o parque e curta muito o seu dia por lá! Há muitas trilhas. O parque no lado argentino tem muito mais envolvimento com a natureza, por isso o dia pode ser mais cansativo que o anterior.

No caminho de volta ao Brasil, pare no Ice Bar, onde poderá vistar um bar inteiro feito de gelo, inclusive o copo onde você irá beber os drinks.

Depois siga para o Dutty Free Shop, que funciona até às 21h da Argentina. Faça suas comprinhas e vá para o centro de Puerto Iguazú, aonde você poderá curtir a noite mais legal da região, com muitos bares e restaurantes, além de feirinhas de artesanatos.

Dia 4 na Ciudad del Este

Dia de fazer mais comprinhas!

Sinal vermelho: não é permitido cruzar a fronteira do Paraguai com o carro alugado. Infelizmente isso não é coisa da ReserveCar, é geral! Nenhuma locadora permite, por isso deixamos esse passeio para o último dia.

Depois de fazer o check-out no seu hotel, siga para a Ponte da Amizade, onde você pode deixar o carro em um estacionamento e seguir a pé ou em táxi até a aduana.

Ande pelas ruas, lojas e galerias e aproveite para comprar itens de tecnologia e outras coisinhas.

Prove a culinária paraguaia na hora do almoço e termine sua viagem com lembranças paraguaias, argentinas e brasileiras!

Você sabia?

É possível entrar na Argentina e no Paraguai usando apenas o seu RG brasileiro! Basta que ele esteja em bom estado e que dê para te identificar na foto do documento.

Veja aqui como funciona.

E para dirigir na Argentina, basta ter a habilitação brasileira, sem a necessidade de emitir permissões especiais. Saiba mais.