Para nós brasileiros, fazer uma viagem de inverno é um sonho, né? Se tiver neve, então! Mas dirigir na neve não é a mesma coisa que conduzir em uma estrada seca, não! Por isso escrevemos esse post cheinho de dicas e informações para você dirigir um carro na neve.

Inverno em Bariloche ou no Ushuaia, na Argentina! Visita ao Vale Nevado, no Chile. Um passeio na Alemanha, Estados Unidos, Canadá ou Rússia durante o inverno!

Dirigir na neve é uma experiência a parte nesses destinos e você vai ver nesse post como se preparar para isso! Anote as dicas e as informações da Reservecar!

Como dirigir na neve – Escolhendo um carro

A neve e o gelo tornam o asfalto mais liso e escorregadio. Oversteer é quando as rodas traseiras deslizam mais que as dianteiras, fazendo o carro girar em seu próprio eixo.

Isso acontece quando se escolhe o carro errado ou não se prepara ao dirigir na neve ou no gelo.

Quando for escolher seu carro alugado no site da Reservecar, prefira os que possuam tração dianteira (FWD).

Outra opção que você deve considerar para dirigir um carro na neve são os modelos 4×4, que possuem tração nas 4 rodas e são mais altos. Esses modelos são perfeitos para pistas com acúmulo de neve.

Carro na neve – Preparando as rodas

Caso você prefira, pode escolher qualquer modelo de carro, basta preparar as rodas para dirigir na neve.

As locadoras podem ter modelos de pneus diferentes, que são apropriados para neve. Essas rodas possuem as letras M e S, de mud e snow (lama e neve). Elas possuem mais aderência ao dirigir o carro na neve ou no gelo.

Outra opção são as correntes de neve. Elas são perfeitas para conduzir o carro na neve, porque reforçam a aderência. Solicite à locadora quando for retirar o veículo alugado na Reservecar.

Antes de alugar, entre em contato com a Reservecar e tire suas dúvidas.

Dirigindo na neve – O que ter no carro

Ao conduzir um carro na neve, tenha no porta malas algumas ferramentas, como pá e raspador de gelo, para tirar o excesso de neve da pista ou do veículo.

É importante ter sinalizadores, caso atole na neve. Assim, outros motoristas poderão te visualizar.

Um item indispensável é o fluído anticongelante de combustível. Isso irá garantir que seu combustível não seja congelado pelo frio.

Tenha areia ou cascalho. Isso irá ajudar na tração ao dirigir na neve.

Para se manter bem e aquecido, se vista usando a técnica das 3 camadas. Tenha um cobertor ou saco de dormir no carro.

Alimentos não perecíveis são indicados também, caso você precise ficar um tempo esperando por uma nevasca.

Uma dica é, antes de pegar ruas e estradas com neve, circular em um estacionamento. Assim você se acostuma com a direção.

Não se esqueça de escolher bem o seguro do carro alugado!


Gostou desse post? Acho que vai curtir também