Viajar de carro é uma delícia! Você controla seu roteiro e pode ver muitas coisas no caminho, já que algumas estradas já valem uma viagem, como a Overseas Highway, na Flórida, por exemplo. Mas antes de acelerar por aí, vou deixar umas dicas para viajar de carro com conforto e segurança.

Seja pelas estradas do Brasil, para ver perto da sua cidade ou estado as nossas belezas naturais e históricas ou seja pelo mundo, para explorar as cidades turísticas com mais facilidade, carro sempre acaba sendo o meio perfeito de viajar e explorar os lugares que queremos conhecer.

Mas não basta pegar as chaves e partir. É super importante se planejar e se atentar a algumas coisinhas.

10 dicas para viajar de carro:

1 – Roteiro

Uma das dicas para viajar de carro mais importantes é: prepare o roteiro!

Dicas para viajar de carro - Roteiro

Antes de seguir viagem, estude as estradas que você vai usar na viagem. Veja se haverá pedágios, quanto e quais valores para que você tenha a quantia certa e o dinheiro trocado. É legal também saber se há restaurantes ou lanchonetes onde você poderá parar e assim programar sua alimentação. Saber se há postos de gasolina também é importante para garantir que sua viagem será perfeita.

Veja se no caminho para o seu destino não há algo interessante para ver que valha a pena fazer um desvio, como o Templo Budista de Três Coroas no caminho entre Porto Alegre e Gramado, que comentei neste post.

Imprima o mapa do seu caminho, caso a bateria acabe ou o sinal interrompa tudo.

2 – Lugares para descansar

Tem quem prefira viajar a noite, mas algumas pessoas precisam descansar. E entre as dicas para viajar de carro, essa é das mais importantes: esteja descansado!

Se sua viagem é muito longa e vai passar muito tempo na estrada, procure um local para dormir, mesmo que seja no próprio carro. Aí, nesse caso, encontre um lugar seguro para estacionar, como restaurantes e posts de gasolina, e tire um cochilo antes de continuar.

Ter um saco de dormir e descanso de pescoço pode ser de grande ajuda na hora de dormir no carro.

Dicas para viajar de carro

3 – Se vista corretamente

Não adianta se preocupar só com a estética da roupa! Na hora de dirigir na estrada o que conta é estar vestido de forma confortável. Calça, blusa e calçado que não vão te incomodar em nada durante a viagem.

Tenha por perto opções para o caso de mudança de temperatura.

4 – O carro perfeito

Na hora de alugar um carro para fazer sua viagem, escolha um modelo que seja perfeito para você.

Seja na facilidade, no tamanho, na potencia… Tudo tem que estar de acordo com o seu estilo e ao estilo da sua viagem. No Jalapão, por exemplo, tem que ser 4×4 e você precisa se atentar a isso na hora de alugar um carro.

5 – Playlist certa

Claro que seu gosto musical conta muito, né? Mas é legal encontrar uma playlist bacana, que combine com a viagem e que te anime durante as horas na estrada.

Criamos uma playlist bem inspiradora com músicas que falam sobre viagem, estrada e lugares. Assim, você já vai se animando e se encantando antes de chegar ao destino.

Dicas para viajar de carro

6 – Lanchinhos

Nada de ficar com fome. Depois de planejar sua alimentação como indiquei na dica 1, compre alguns snacks papar beliscar entre as refeições.

Tenha bastante água no carro. Vai que você não encontra nada na estrada.

Bolacha, salgadinho, suco, chocolate… Mas cuidado para não escolher itens que dão muita sede. É que, se tiver que beber muita água, vai acabar aumento as paradas para o xixi.

7 – Necessidades fisiológicas

Fazer o número 1 ou o 2 é super natural e, numa viagem de carro, não seria diferente. Vou deixar essa entre as dicas para viajar de carro, porque muita gente não se prepara para isso.

Tenha um rolo de papel higiênico no carro. Se precisar parar para usar o matolete ou se o banheiro da parada não tiver papel, você estará preparado.

Dicas para viajar de carro - Blog ReserveCar

Compartilhe esta imagem no Pinterest e leia o post mais tarde

Meninas, o condutor urinário é super indicado para viagens de carro, porque fica fácil de parar para fazer xixi. Veja aqui o que é e como usar.

8 – Evite os horários de pico

Se puder, evite sair durante os horários de pico nas cidades e estradas. Você só vai se desgastar com transito e ninguém merece se estressar durante uma viagem.

9 – Relaxe os músculos

É indicado que a cada três horas você relaxe os músculos. Por isso, de 3 em 3 horas, faça uma pausa de 5 ou 10 minutinhos para esticar as pernas, balançar os braços, soltar o quadril e movimentar as mãos.

Aproveite essa parada para fazer xixi e comer. É uma boa forma de otimizar o tempo e garantir sua segurança e conforto na estrada.

 10 – Itens indispensáveis

Não deixe que imprevistos atrapalhem sua viagem.

Antes de sair de casa, veja se está levando tudo o que precisa para sua viagem na estrada. Essa é a mais importante das dicas para viajar de carro, hem!

  • Carregador de celular (seja cabo USB, carregador portátil ou carregadores que usam o isqueiro de carro)
  • Músicas (seja CD, pen drive, cabo USB, etc)
  • óculos de sol
  • Protetor solar
  • Remédios (dor de cabeça, enjoo, dor no estomago)
  • Dinheiro (mas tenha cuidado! Não leve todo o dinheiro vivo na viagem por segurança)
  • Documentos dos passageiros
  • Mapa impresso

Essas são as principais dicas para viajar de carro com segurança e conforto. Fique ligado aqui no blog da ReserveCar para ver mais dicas como essas. Assine nossa news!