Visitar castelos na Alemanha é um dos programas indispensáveis no país. Afinal, são mais de 20 mil castelos espalhados de norte a sul.

Alguns desses castelos na Alemanha estão em ruínas, mas existem muitos ainda bem conservados, ainda abrigando famílias reais ou aberto para visitação.

Você sabia que o castelo de Neuschwanstein, na cidade de Füssen, perto de Munique, serviu de inspiração para o castelo da Cinderela e da Bela Adormecida, da Disney?

Para te inspirar a colocar no roteiro os castelos na Alemanha, listei os mais bonitos, que parecem ter saído de contos de fadas.

Os 7 mais lindos Castelos na Alemanha

Existe a possibilidade de se hospedar em alguns castelos na Alemanha e o pessoal do blog Ligado em Viagem listou quais são e como é.

Eles também deram a dica de tradução:

  • das Schloss – tradução literal de “Castelo”;
  • die Burg – também usado para “Castelo”;
  • die Festung – é a palavra usado para “Fortaleza” ou “Forte”; e
  • der Tum – traução de “Torre”.

1 – Castelo de Lichtenstein

lichtenstein - Castelos na Alemanha que parecem de contos de fadas

Os dos mais lindos castelos na Alemanha, o Lichtenstein foi construído em um penhasco nas montanhas. Ele é conhecido justamente como Castelo do Conto de Fadas.

Sua construção medieval aconteceu perto de 1200 e foi destruída 2 vezes em guerras. Só em 1840 é que reconstruíram o castelo, que fica próximo de Honau, em Baden-Württemberg.

Para visitar o Castelo de Lichtenstein, alugue um carro em Frankfurt e dirija menos de 300km. Ou alugue seu carro em Munique e dirija cerca de 215 km, menos de 2h30 de viagem.

2 – Castelo de Eltz

Burg Eltz - Castelos na Alemanha que parecem de contos de fadas

Construído em um vale bastante verde, o Castelo Burg Eltz é um dos castelos na Alemanha que parece ter saído de um conto de fadas.

O palácio, que fica em Münstermaifeld, foi concluído em 1540 e pertence à mesma família há 34 gerações!

Quando neva, o castelo fica ainda mais parecido com de contos de fadas!

Para chegar ao Castelo de Burg Eltz, alugue um carro em Frankfurt e percorra cerca de 146 km, menos de 1h45 de viagem via A3.

3 – Castelo de Schwerin

Schwerin - Castelos na Alemanha que parecem de contos de fadas

Um castelo construído em uma ilha no meio do lago de Schwerin. Hoje é o parlamento, mas antes era residido por duques.

Esse é um dos castelos na Alemanha que mais se parece com de contos de fadas, justamente porque tem a ponte sobre a água.

Para chegar ao Castelo de Schwerin, dirija seu carro alugado em Hamburgo, no norte da Alemanha, por cerca de 600 km.

4 – Castelo de Neuschwanstein

Neuschwanstein - Castelos na Alemanha que parecem de contos de fadas

Talvez o mais famoso castelo da Europa, o Neuschwanstein foi construído em 1869 para ser a casa de verão do Rei Ludwig II.

Localizado bem ao sul da Alemanha, na região da Bavária, ou Baviera, na fronteira com a Áustria, o castelo tem vista para os alpes e é um dos pontos mais fotografados da Alemanha. Imagina que coisa mais linda!

Para chegar ao Castelo de Neuschwanstein, dirija para o sul com seu carro alugado em Munique. Menos de 2 horas de viagem!

5 – Castelo de Reichsburg

Reichsburg - Castelos na Alemanha que parecem de contos de fadas Reichsburg - Castelos na Alemanha que parecem de contos de fadas

Da era medieval, o Castelo de Reichsburg é um dos mais lindos castelos na Alemanha. Pode avistar de longe ou fazer um tour por dentro da propriedade, com direito a um banquete medieval.

Ele fica na cidade de Cochem, e foi reconstruído depois que o Rei Louis XIV ordenou que tropas francesas o destruísse, em 1689.

Para chegar ao Castelo de Reichsburg, alugue um carro em Frankfurt e dirija por cerca de 170 km, menos de 2 horas de viagem.

6 – Castelo de Hohenschwangau

Hohenschwangau - Castelos na Alemanha que parecem de contos de fadas

O castelo de Hohenschwangau estava em ruínas quando o príncipe Maximiliam II o encontrou. Ele então comprou o o castelo e o reformou, transformando-o em seu palácio de verão.

Também quase na fronteira com a Áustria, o castelo fica na cidade de Schwangau, perto de Füssen.

Para chegar, alugue um carro em Munique e dirija por menos de 120 km ao sul.

7 – Castelo de Hohenzollern

Hohenzollern - Castelos na Alemanha que parecem de contos de fadas

O Castelo de Hohenzollern está entre os castelos na Alemanha que mais se parecem com contos de fadas. Ele foi construído no topo de um monte.

A vegetação no entorno criam cenários diferentes a cada estação. Possui ares mais românticos na primavera e verão. Durante os meses de frio, quando as folhas estão secas, o castelo ganha mais misteriosos.

Localizado na região de Baden-Württemberg, nos alpes suábios, a construção do Castelo de Hohenzollern teve início no século 11. Passou por destruições também e foi reconstruída pela última vez em 1846.

Para chegar ao Castelo de Hohenzollern, próximo às cidades de Hechingen e Bisingen, alugue um carro em Stuttgart e dirija por menos de 68 km ao sul.


Gostou desse post? Acho que vai curtir também:


Salve a imagem abaixo no Pinterest para ler o post quando quiser

7 castelos na Alemanha que parecem terem saído de contos de fadas