Caminhando pela cidade

Fiquei uma semana em Roma, mas se o seu tempo é mais curto, em é 5 dias já dá para conhecer uma parte da cidade e toda a sua história. Comece pelos pontos turísticos clássicos como o Coliseu, o Foro Romano, a Piazza Navona, Trastevere, Fontana de Trevi e lógico, a Basílica de São Pedro e a Capela Sistina.

Mas Roma tem muito mais.

Para quem ama arte como eu, é obrigatório um giro pelas igrejas Santa Maria del Popolo, Sat’Agostino, San Luigi dei Francesi e San Pietro in Vincoli, que oferecem, gratuitamente, um vasta mostra de obras de Caravaggio e Michelangelo.

 

Roma

Paisagens, Museus e muita caminhada

E como Roma não é só arte, outra dica é curtir as paisagens. Siga para o terraço panorâmico do Campidoglio e veja a imponência de toda a área do Foro Romano. É uma visão inesquecível da antiga Roma, bem a seus pés.

Outra direção que oferece uma vista panorâmica de toda a cidade é o Terraço de Pincio da Piazza del Popolo.

Os meus museus preferidos são o Museu Nacional Romano e o Castelo Sant’Angelo. A dica é ir no domingo, que é de graça mas em compensação tem mais gente também. O Museu do Vaticano é outra maravilha e o ingresso gratuito é no último domingo do mês.

Você economiza no dinheiro mas gasta no tempo porque as filas são longas.

Depois de caminhar muito pela cidade, porque Roma eu curti a pé, fui descansar na Villa Borghese. Vale a pena. São 80 hectares de parque dentro da cidade. Puro relax.

Gastronomia Romana

Vida de turista não é moleza. Caminhar o dia inteiro dá fome, mas não se preocupe, você está em Roma, a cidade da história, da arte e da gastronomia também.

Os restaurantes mais refinados no momento são o La Porta del Principe, o La Pergola e o Ad Hoc. Reserve sua mesa para o jantar e chegue na hora. Italianos não aceitam atrasos.

Para quem quer algo mais econômico mas sem perder a qualidade a dica é ir no Birra e Sale, no Two Sizes ou no Pane e Salame.

Vaticano, Itália

Saindo de Roma de carro

E ao redor de Roma, tem algum lugar que vale a pena conhecer? Tem sim, e muitos.

Minha aventura em torno de da capital italiana começou alugando um carro no aeroporto, fora da cidade, pois todo mundo sabe que dirigir em Roma só os romanos conseguem.

Liguei o motor e pé na tábua em direção a Albano Lazio, uma charmosa cidadezinha a pouco quilômetros dali. Meu passeio incluiu uma visita a Igreja de Santa Stella, as termas de Caracalla e ao Anfiteatro.

Depois de Albano fui conhecer Ariccia, um lugar que combina arte, história e natureza. Conheci a famosa Ponte Monumental, não deixei de visitar o Palácio Chigi e segui para o sul para chegar em Anzio, a cidade que me surpreendeu.

 

Piazza Navona, Italia

Pelo litoral

O simpático balneário de Anzio possui uma atração muito legal que é a Villa di Nerone, um sítio arqueológico a beira mar onde viveu o imperador Nero. É magnífico!

No centro da cidade visitei a Igreja do Santíssimo Pio e Antonio porque na Itália nunca pode faltar uma igreja.

Quando bateu a fome, e sabendo que Anzio é famosa pela qualidade dos produtos e pratos típicos locais, descansei saboreando um peixe ótimo, que é a base das receitas locais.

Outro balneário famoso por onde passei se chama Formia mas no caminho, segundo recomendações de amigos, dei uma paradinha em Nettuno, uma aldeia medieval onde fica o majestoso Forte San Gallo.

Fórmia é um dos locais mais frequentados no verão, além da praia as outras atrações são a igreja renascentista Duomo di Sant’Erasmo e o famoso Castellone Medievale.

Pelo interior

Depois do litoral segui pela estrada rumo ao interior da região do Lazio, que é cheia de aldeias merecedoras da minha visita.

Você pode organizar um giro de carro por Rocca di Papa, Roccaseca, Frascati, Castel Gandolfo, Nemi , Sermoneta, e tantas outras aldeias que circundam a capital italiana. Mas essa rota eu escrevo em um outro post.

Dirigir pelo Lazio é fácil. A estradinhas locais são lindas, a paisagem é de tirar o fôlego e se por acaso você se perder, não se preocupe, você vai chegar, com certeza, em um outro destino não menos interessante e mágico do que estava previsto no seu roteiro. Surpresas de quem viaja de carro!